Notícias

Veja soluções de adequação para a NR-12 oferecidas pela ACR

O que é a NR-12?

A Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção aos tralhadores, estabelecendo requisitos mínimos para a prevenção de acidentes.

O empregador (fabricante) deve adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. 

Quais soluções a ACR oferece para empresas se adequarem à norma?

  1. Sistema de anticolisão LASER e Radar para pontes rolantes que operam no mesmo caminho de rolamento.
  2. Limitador de Carga com ou sem indicação de peso.
  3. Inclinômetro que evita a inclinação do cabo de aço impedindo que o mesmo se acomode de maneira incorreta no tambor.
  4. Luz de Segurança SAFETY ZONE CRANE.
  5. Registrador de Eventos – Caixa Preta
  6. Limite de translação por meio de Chave Cruz.
  7. Limite de elevação por meio de Chave Rotativa. 
  8. Sistema de Rádio Controle com 2 saídas independentes para PARADA DE EMERGÊNCIA.
  9. Botoeira pendente.
  10. Sinalização audiovisual para alerta durante o translado.
  11. Sirene Eletrônica ou Eletromecânica para aviso ao pedestre.
  12. Anemômetro (para aplicações em céu aberto).

Confira mais detalhes sobre outras soluções inovadoras que a ACR criou para ajudar a sua empresa a se adequar a NR-12:

SISTEMA ANTICOLISÃO LASER

 

Projetado especialmente para prevenir e evitar colisões entre pontes rolantes, o Sistema Anticolisão antc-100 garante uma operação segura de pontes que operam no mesmo caminho de rolamento, assim, preservando a integridade física dos trabalhadores. Diferentemente dos sensores fotoelétricos, a tecnologia laser cumpre a norma NR-12 no que diz respeito à falhas de segurança.

SISTEMA ANTICOLISÃO POR RADAR

Projetado especialmente para prevenir e evitar colisões entre pontes rolantes, o Sistema Anticolisão RDM garante uma operação segura de pontes que operam no mesmo caminho de rolamento, preservando assim a integridade física dos operadores. 

Ele também fornece medições repetitivas e precisas, mesmo sob as condições ambientais mais difíceis, com operação à prova de falhas, garantindo máxima proteção para operadores e estruturas. 

LIMITADOR POR CARGA 

Previne e vita sobrecargas que podem produzir-se em pontes rolantes e outros equipamentos, impedindo a ocorrência de acidentes  e reduzindo custos com manutenção produzidos por rompimentos de cabos, ganchos, rodas, trilhos, deformação de vigas e entre outros. 

INCLINÔMETRO

O Inclinômetro verifica a inclinação de cabos de aço de pontes rolantes e entre outros equipamentos de elevação, assim, evitando possíveis acidentes. Os cabos de aço estão entre os componentes mais suscetíveis ao desgaste e dano durante operações nestes equipamentos. Se o operador movimentar a direção ou translação da ponto rolante antes de içar a carga, os cabos de aço podem se acomodar de maneira indevida no tambor(remontar um sobre o outro), causando danos nas tramas e provocando um rompimento inesperado. 

LUZ DE SEGURANÇA

 

A luz de segurança Safety Zone Crane é um dispositivo luminoso LED que auxilia no alerta à operadores e pedestres sobre o movimento do guincho e/ou da carga, projetando um intenso feixe de luz no chão, desta forma, evitando possíveis acidentes.

REGISTRADOR DE EVENTOS (CAIXA PRETA)

  

CIG é um registrador de eventos econômico que realiza o prognóstico e identifica possessíveis avarias em gruas e pontes rolantes, protegendo-os também de eventuais sobrecargas realizando leituras digitais de alta resolução, memorizando continuamente as elevações e registrando sobrecargas para garantir a segurança dos operadores. 

CHAVE LIMITE CRUZETA

 

Projetada para limitar o curso de equipamentos móveis como pontes rolantes, pórticos, talhas e outros equipamentos, ela também previne acidentes e atua como auxiliar intervindo no motor da máquina por meio de uma interface de potência, como um contator ou um PLC. 

CHAVE LIMITE ROTATIVA

    

A chave limite rotativa é acoplada ao eixo de equipamentos móveis como pontes rolantes, pórticos, talhas e outros equipamentos a serem controlados e monitorados acionando os cames pré-programados por meio de micro switches com ângulos de atuação variados, indicando e monitorando as posições destes equipamentos. 

SISTEMA DE RÁDIO CONTROLE

   

O Sistema de Rádio Controle com duas saídas independentes para parada de emergência utiliza o controle e acionamento remoto de pontes rolantes e outros maquinários, proporcionando maio segurança, visto que poermite operação à distância. 

BOTOEIRA PENDENTE

A Botoeira possui dois contatos independentes para botão de emergência e para baixa tensão, garantindo assim a parada efetiva do equipamento e evitando choques elétricos.

SINALIZAÇÃO AUDIOVISUAL 

 

O Sinalizador Audiovisual proporciona um aletra durante o translado de determinada carga. Os sinalizadores audiovisuais da ACR possuem alta potência luminosa e sonora, além de serem praticamente livres de manutenção graças aos LED’s SMD de alta qualidade que garantem aproximadamente 100.000 horas de vida útil ao produto. 

SIRENE ELETRÔNICA OU ELETRO MECÂNICA

Sirenes eletrônicas ou eletromecânicas de alto rendimento e potência sonora para aviso a pedestres e operadores sobre o início da operação de uma ponto rolante ou para alertas de emergência. 

ANEMÔMETRO

 

O Anemômetro é projetado especialmente para prevenir e evitar acidentes causados pelo excesso de vento produzido sobre gruas, guindastes e pórticos. 

Agora que você já sabe quais produtos utilizar para adequar as operações da sua empresa à NR-12, confira “http://www.acr1.com.br/produtos” target=”_blank” rel=”noopener”>aqui nossas outras soluções para facilitar ainda mais a sua rotina!

Faça seu comentário